Dia do Motociclista é comemorado nesta sexta-feira (27) em todo o Brasil A direção do “New Route Motorcycle 2019” parabeniza todos que vivenciam a sensação de liberdade sobre duas rodas. Leia mais...
Cb image default
Divulgação

Em homenagem ao motociclista e mecânico da Honda de Sorocaba, em São Paulo, Marcus Bernardi, que faleceu em 27 de julho de 1974, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), escolheu esta data, para celebrar em todo o Brasil, o “Dia Nacional do Motociclista”. Seja profissionalmente ou por hobbie, a data também lembra de todos aqueles que não só pilotam motocicletas, mas também vivenciam o que é conhecido como "cultura da motocicleta".

Utilizadas como ferramenta de trabalho, as motocicletas também caíram no gosto dos brasileiros que sentem prazer em andar em duas rodas. O número de adeptos é tão grande, que de acordo com o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, até o mês de junho deste ano, Nova Andradina possui um total de 10.730 motocicletas de várias cilindradas e modelos.

Os dados mostram que as motocicletas já representam cerca de 32,9% da frota total de veículos do município, que conta com 32.585 unidades. Outro dado interessante, é que a capital do Vale do Ivinhema concentra cerca de 50% de todas as motocicletas da região, que corresponde à 21.159 unidades. Todas concentradas, além de Nova Andradina, nos municípios de Bataiporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Anaurilândia.

A data também serve de alerta. Os motociclistas de Nova Andradina e região são um dos que mais sofrem com a violência no trânsito. Tendo como base as estatísticas do Brasil, 20% dos acidentes com morte envolvem motociclistas. Este número preocupa as autoridades e são motivados, muitas vezes, por não utilizar equipamentos de segurança adequados, como os capacetes, que são obrigatórios no Brasil.

Atualmente, encontramos no mercado vários modelos de capacetes, que se adaptam a todos os gostos e necessidades. Além disso, também é importante o uso de antenas corta pipas, principalmente para quem usa as motos como meio de trabalho. São itens que aliado a manutenção periódica, salva vidas”, afirma Marco Antônio Martinez Battistetti, de 38 anos, proprietário da Franquia Moto Peças em Nova Andradina-MS. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.